twitter
rss

Poemas

Seguindo os nossos trabalhos com Poemas, lancei um desafio: transformar uma narrativa em poesia. Como estávamos trabalhando mitologia grega, a proposta foi de reescrever a história "A caixa de Pandora", transformando-a em poesia. E não é que deu certo? Vale a pena conferir!!!















Poema Biográfico

Para exercitar a prática de escrever poemas, a proposta foi de escrever uma pequena biografia poética.
Esse poema permite que cada um se deixe conhecer pelo professor e pelos colegas. Podem começar com ideias sobre coisas em suas vidas. Podem escrever sobre seus animais, alimentos favoritos, livros de que gostam ou cores preferidas. Podem usar o padrão de poema biográfico e completar as frases sobre suas vidas. Algumas das linhas podem incluir "Eu sonho com..." e "eu pareço...". 
Nessa classe, a professora também brinca com as palavras. Além de prazeroso, facilita a compreensão da turma.

Obtivemos ótimos resultados! Vale a pena apreciar os trabalhos dos "jovens poetas".




















Viagem ao Reino das Sombras


Luiz Galdino


Nas últimas semanas nossas aulas foram ilustradas pela magia e encantamento da Mitologia Grega. Foram tantas histórias que permitiram conhecer mais a fundo alguns seres mitológicos e ao mesmo tempo refletir sobre diversas situações pelas quais os personagens passavam e perceber que muitos mitos estão presentes na nossa linguagem do dia a dia.
Vamos destacar o livro "Viagem ao reino das sombras". Escrito de uma maneira simples, essa história conta as aventuras da princesa Psique que por ser muito bela ganhou a fúria de Afrodite e o amor de Eros.
Uma história muito envolvente e de leitura fácil, adequado para as crianças entenderem mais sobre mitologia e o sentido de muitos ditados que usamos até hoje.

Sinopse 


Neste livro, a beleza de Psiquê deslumbrava a todos, então a invejosa deusa Afrodite ordenou que seu filho Eros lhe mandasse uma maldição. Mas Eros apaixonou-se pela jovem e desviou todo o mal. Ele apresentou-se a Psiquê com a condição de que ela nunca visse o seu rosto. Mas apaixonada ela o desobedeceu, então Eros foi obrigado a fugir. Para rever seu grande amor, Psiquê submete-se a terríveis provas impostas por Afrodite.


Ao final do livro, as crianças registraram quais foram os castigos impostos por Afrodite e fizeram a ilustração.